sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A lei do mais forte


Uma mensagem subliminar é uma mensagem que está implícita, e não explícita em tudo o que nos rodeia. Um exemplo muito evidente encontra-se na publicidade, em toda a publicidade há uma mensagem subliminar, bastante óbvia até. A publicidade será, talvez, o exemplo mais flagrante das mensagens subliminares. Apesar de não a vermos escrita, ela encontra-se lá, no seu contexto – e por vezes até fora dele - , implícita, onde só o nosso subconsciente a absorve.
Na minha opinião, uma pessoa é uma mensagem subliminar, na medida em que transmite imensas mensagens não explícitas, acabando por controlar a mente dos que a rodeiam, acabando por controlar o modo como agem consigo, como olham pra si, etc. Todo o nosso comportamento para com alguém, é codificado, é repleto de mensagens não explícitas, implícitas – ou não -, mensagens corporais, principalmente, entrelinhas verbais , etc... Esta teoria, vai muito de encontro à teoria de Jean Piaget no que diz respeito aos 3 estádios de desenvolvimento cognitivo de todo o ser humano ( Acomulação, Adaptação e Acomodação ); segundo Piaget, um indivíduo, quando nasce, é como uma tábua rasa e ao longo da sua vida vai absorvendo tudo o que o rodeia - valores, regras, mensagens, hábitos, crenças, etc – até que se acomoda à sociedade em que está inserido e a tudo o que ela implica. É-nos impossibilitada a genuinidade absoluta, sequer parcial.
Como fruto subliminar, subliminares não poderíamos deixar de ser.

2 comentários:

Gonçalo Leite Velho disse...

Parabéns pelo blog. É muito bom.

Liliana Pereira disse...

Medusa, pk é k não te juntas ao Portal Cinema, está provado k sabes escrever, precisamos de pessoas como tu e eu keria ekilibrar o nivel de estrógeneo por la, pk menina só sou eu :)
Seria bom se aceitasses